RPGs Alemães

Saudações sobreviventes da ZBC!

Hoje teremos uma breve lista de RPGs clássicos ou famosos que nunca tivemos a oportunidade de ver em terras tupiniquins. Nossa lista começa com RPGs alemães como o clássico Das Schwarze Auge.

Das Schwarze Auge: Este jogo é um autentico ícone na Alemanha. Publicado desde ano de 1984 e já está atualmente em sua 4ª edição… É tal o êxito deste RPG que teve dezenas e dezenas de módulos e expansões, além de romances, HQs, card games, audiolivros, jogos de videogames (o último foi Drakensang). Não é exagero nenhum em afirmar que DSA teve uma quantidade maior de produtos associados do que o D&D. O jogo é ambientando na alta fantasia tal qual D&D ou MERP. E apesar de hoje se encontrar em sua 4ª edição, este manteve sua essência clássica, sem as perversões que outros RPGs se submeteram.

dsa

Arcane Codex: AC é uma “pequena” joia que encontrei procurando pela internet. Trata-se de um jogo alemão de ambientação fantástica, mas que, ao contrario de DSA que é de um estilo mais clássico, tem um ar bastante atual e, sobretudo, uma das aparências mais vistosas e espetaculares que já encontrei em um RPG. Este espetacular jogo da editora Nackter Stahl está em sua segunda edição e tem 6 expansões. Em seu argumento não tem mistério: mundo fantástico povoado por monstros, numerosas raças em discórdia, malvados feiticeiros e bruxas, antigos poderes que clamam por vingança… Ponto forte do jogo é a quantidade de raças: Arborim (selvagens elfos silvestres), Drakodrim (anões), Feen (uma espécie de fadas, com asas e tudo, que medem meio metro), Halblinge (halflings de uma sociedade ultra avançada de estilo steampunk), Krask (homens-lagarto), Menschen (literalmente ‘homens’, humanos de distintas e variadas culturas), Morai (elfos escuros malvados e insidiosos), Orks (exatamente o que parece, orcs de uma cultura similar aos mongóis de Genghis Khan), Sidhe (os altos elfos) e Trolle (trols, grandes, fortes e com chifres… mas são inteligentes). O livro básico é magnífico, têm quase 450 páginas, todo colorido com muitas ilustrações. Uma joia para qualquer coleção.

arcane_codex

Opus Anima: Opus Anima é um curioso jogo de RPG extremamente original que encontrei num fórum e que, curiosamente, está disponível gratuitamente e legalmente em pdf em sua página oficial via este link. Trata-se de um jogo de RPG de horror grotesco. É um livro excelente, com magníficas ilustrações em preto e branco que possui uma ambientação original. Confira!

opus-anima

Heredium: Heredium é um jogo de RPG alemão, cuja ambientação é pós-apocalíptica, num futuro de nossa civilização no século XXIII. A civilização humana ainda está buscando recuperar-se do cataclismo ocorrido devido ao choque entre a Lua e a Terra (o ‘Mondfall’).

heredium

Isso é o que posso dizer sobre os RPGs alemães, obviamente há muitos mais. Fique a vontade para lembrar o que faltou citar! Aproveito também para lembrar o RPG alemão Engel, cuja resenha você pode ler aqui. E que rolem os dados…

This entry was posted in RPG and tagged .

Leave a Reply